Nas últimas décadas, observamos uma constante e crescente deterioração no processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Assim, enquanto no passado, os currículos do ensino fundamental e médio continham aulas semanais de latim, nossa língua-mãe, hoje nos contentamos apenas com conteúdos subelementares e amargamos os deploráveis índices brasileiros nas avaliações mundiais sobre o domínio de conhecimentos básicos do idioma pátrio.

Dessa forma, nossos alunos se tornam adultos com imensas dificuldades em falar e escrever corretamente. Além disso, conjugar verbos, usar de forma adequada preposições, conjunções, advérbios, estes elementos gramaticais básicos para uma comunicação minimamente compreensível, é um verdadeiro desafio. Sem falar no desconhecimento da grafia e significado de muitas palavras corriqueiras. Como resultado, temos as “pérolas” que nos revelam as provas de vestibular…

O mercado de trabalho, no entanto, continua exigindo essas qualificações. Profissionais liberais das mais diversas áreas necessitam produzir matérias informativas, redigir relatórios, análises, apresentar propostas de serviços, orçamentos, ou mesmo simples e-mails. Para garantir a credibilidade em seus serviços, precisam criar textos corretos, confiáveis.

Por essa razão, é de fundamental importância passar pelo crivo da Revisão de Estilo até mesmo às mais insignificantes mensagens enviadas aos clientes. Um pequeno deslize pode desacreditar o profissional, frustrando uma excelente oportunidade de negócio.