Nesses mais de 30 anos, todos dedicados à luta pelo livro, já me fizeram algumas vezes esta pergunta. Até hoje, Publiquei 20 títulos de ficção e dois didáticos. Passei por cinco editoras, contabilizando mais de 100 mil exemplares vendidos neste período.

Diante disso, fica evidente minha resposta:

– Sim, compensa publicar livro no Brasil.

Muitas histórias se acumularam nesse tempo todo. Todas de muita satisfação e sensação de dever cumprido. O Programa Publique seu Livro, lançado pela Protexto, é uma delas.

Claro que poderia ter sido melhor, muito melhor, exageradamente melhor, se o nosso país desse importância de verdade ao livro e, principalmente, à leitura. “O Estadão” diz que 44% da população brasileira não lê e pesquisa da “Retratos da Leitura” aponta que 30% nunca comprou um único livro. Há uma outra pesquisa indicando que o brasileiro lê em média um livro de literatura a cada 11 anos. Estarrecedor, não acham?

– Que droga de raciocínio é o seu que, apesar disso tudo, me joga na cara que vale a pena publicar livro no Brasil?

É simples. Vamos calcular que dos 208 milhões de brasileiros, existem uns 30 milhões que são consumidores de livros. É razoável esta estimativa, diante das pesquisas existentes. Quantos países no mundo tem 30 milhões de habitantes? Vamos citar alguns bem conhecidos:

  • Polônia: 38 milhões
  • Canadá: 34 milhões
  • Peru: 31 milhões
  • Austrália: 23 milhões

Estes números nos levam a uma conclusão muito interessante: dentro do Brasil que não lê, existe ao menos um país inteiro que lê!

Claro que precisamos trabalhar para aumentar essa população que lê. Precisamos atingir níveis mais decentes, mas, o fato verdadeiro é que temos uma Polônia inteira de brasileiros para quem o livro é importante, ou um respeitável Canadá e até uma Austrália… Vejam que a coisa não é tão desanimadora.

Foi por enxergar esse quadro que a Editora Protexto criou um programa que permitiu cada vez mais escritores lançarem seus livros, suas ideias, suas histórias. Mais autores publicados, mais livros, mais chances de criarmos mais leitores. Nestes últimos 10 anos, a Editora Protexto publicou mais de 800 autores novos. A quantidade de ISBNs emitidos em dois grupos para a nossa Protexto comprovam este fato. No prefixo 85-7828 temos 100 títulos e no prefixo 85-89026 741, perfazendo 841 títulos lançados.

É o PROGRAMA PUBLIQUE SEU LIVRO que oferece esta oportunidade a mais autores, a mais originais guardados, a mais talentos que precisam vir à tona, para, enfim, alcançarem o sucesso.

E então?
Vamos enviar o original agora?