A grande expectativa de todo escritor é que seu texto seja apreciado por seus leitores, aprovado por seus pares, aclamado pela crítica. O autor cria uma história ou desenvolve um tema acadêmico, comercial ou informativo, com um único objetivo: estabelecer um elo de comunicação com seu público alvo. E a escrita é a ferramenta que utilizará para alcançar essa meta.
Assim, a Revisão de Estilo se torna o mais importante recurso a ser aplicado em todos os textos que queiram envolver e encantar o leitor, trazer notoriedade a seus autores, convencer e transmitir confiança. Tratando artística e tecnicamente os principais elementos da redação, a Revisão de Estilo atenta principalmente para:
- Pontuação.
- Ortografia e gramática.
- Repetições frequentes.
- Ordem lógica na exposição das ideias.
- Clareza na exposição do pensamento.
- Riqueza de vocabulário.
- Construção de diálogos.
- Uso disciplinado de verbos auxiliares e pronomes pessoais.
Aplicando uma linguagem clara, correta, atraente, a Revisão de Estilo valoriza a ideia do autor e satisfaz o leitor, porque garante o prazer da leitura e confere credibilidade ao texto.
Portanto, livros de ficção ou técnicos, monografias, teses, dissertações, artigos científicos, informativos, cartas, e-mails comerciais e profissionais, matérias de blogues ou mesmo simples mensagens por WhatsApp ou Twitter, não podem prescindir da Revisão de Estilo.
O material que escrevo, compreende um acervo diversificado e eclético, voltado para leitores de variados gostos e diferentes idades. São eles: poesias/poemas, frases, contos diversos, ensaios, etc. Logicamente, vou ter que me decidir que obras eu estaria publicando primeiramente, já que são vários tipos de leitura. Mas isto dependeria dos valores para que eu possa eleger e posteriormente selecionar as obras em questão. Estou fazendo ainda uma sondagem quanto aos custos, no que concerne a garantir os meus direitos autorais e como seria: individual? por página? ou outro?
Desculpe-me os senhores, se não me fiz entender, ou se não entendi quanto ao preenchimento deste campo, mas é que apesar de escrever desde a mais tenra idade (aleatoriamente), e hoje, chegando aos 70 anos ( publicar um livro, tornou-se um sonho), eu sou completamente amadora na arte.
Olá Sônia, desculpe-nos pela demasiada demora em retornar seu contato. Pedimos a gentileza que nos escreva para protexto@protexto.com.br a fim de que possamos estabelecer um canal de comunicação personalizado. Ficamos no aguardo. Antecipadamente agradecemos. Editora Protexto.