A grande expectativa de todo escritor é que seu texto seja apreciado por seus leitores, aprovado por seus pares, aclamado pela crítica. O autor cria uma história ou desenvolve um tema acadêmico, comercial ou informativo, com um único objetivo: estabelecer um elo de comunicação com seu público alvo. E a escrita é a ferramenta que utilizará para alcançar essa meta.

 

Assim, a Revisão de Estilo se torna o mais importante recurso a ser aplicado em todos os textos que queiram envolver e encantar o leitor, trazer notoriedade a seus autores, convencer e transmitir confiança. Tratando artística e tecnicamente os principais elementos da redação, a Revisão de Estilo atenta principalmente para:

 

  1. Pontuação.
  2. Ortografia e gramática.
  3. Repetições frequentes.
  4. Ordem lógica na exposição das ideias.
  5. Clareza na exposição do pensamento.
  6. Riqueza de vocabulário.
  7. Construção de diálogos.
  8. Uso disciplinado de verbos auxiliares e pronomes pessoais.

 

Aplicando uma linguagem clara, correta, atraente, a Revisão de Estilo valoriza a ideia do autor e satisfaz o leitor, porque garante o prazer da leitura e confere credibilidade ao texto. 

 

Portanto, livros de ficção ou técnicos, monografias, teses, dissertações, artigos científicos, informativos, cartas, e-mails comerciais e profissionais, matérias de blogues ou mesmo simples mensagens por WhatsApp ou Twitter, não podem prescindir da Revisão de Estilo.